Segunda 23 Outubro 2017
Portuguese English Spanish

São Jorge

Nas primeiras décadas deste século, o povoamento da Chapada dos Veadeiros deu-se em função da exploração das jazidas de cristal de rocha, notadamente no povoado de São Jorge – antigamente denominado Baixa dos Veadeiros, que já teve ate pista de pouso. A Vila teve origem com a descoberta do Garimpão, uma das primeiras jazidas de cristal da região. 

No início da década de 50, por não gostarem do nome Baixa dos Veadeiros, o garimpeiro Zequita, manda trazer uma imagem do santo guerreiro e a comunidade adota o nome de São Jorge e faz a primeira festa no dia 23 de abril de 1952, data em que o povoado comemora seu aniversário. Hoje São Jorge é um povoado com cerca de 600 habitantes e 200 casas encostadas no Parque Nacional e vive basicamente do turismo.

A nossa vila dispõem de uma grande variedade de restaurantes, pizzarias e lanchonetes. Também se encontram muitas lojinhas de cristais e lembranças da vila, de camisetas a adesivos. Baladas em São Jorge somente em feriados ou finais de semanas com muito fluxo de turistas.

Na Vila de São Jorge não se encontram posto de gasolina, agências bancárias ou caixas eletrônicos e hospital, apenas um postinho de saúde onde se encontra uma ambulância para servir a comunidade e seus visitantes.